Escovar os dentes é fundamental para evitar inflamação na gengiva (Foto: Divulgação)

Saúde

Durante a gravidez, é natural que alterações hormonais na gestante provoquem mudanças físicas e emocionais. Essas alterações também interferem na saúde bucal. O aumento da produção de alguns hormônios, por exemplo, pode facilitar a inflamação da gengiva, principalmente quando já existe uma tendência a ter o problema. Sangramentos e infecções também costumam acometer a gengiva da grávida pela mesma razão.

“O ideal é que o acompanhamento com um odontologista seja iniciado quando a gravidez ainda está em fase de planejamento”, explicou Rosane Menezes Faria, dentista da Odonto Empresas. Para evitar a inflamação gengival, que é comum na gravidez, é preciso que a mulher se atente a eventuais sangramentos no local. “Caso aconteçam com certa frequência, é necessário ir ao dentista o quanto antes para que o problema seja tratado e complicações mais sérias sejam evitadas”.  

Ciclo menstrual irregular é normal?

Muitas mulheres apresentam menstruações irregulares, com longos atrasos ou que se repetem em curto intervalo de tempo. Mas, se o fenômeno é comum, não significa que seja normal.

Ciclo Menstrual irregular DIVULGAÇÃO

Ciclo menstrual irregular (Foto: Divulgação)

O ginecologista Renato de Oliveira, da Criogênesis, alerta que o quadro pode ser sinal de várias doenças que, quando não tratadas adequadamente, podem trazer consequências graves à saúde. “Desde a primeira menstruação, a mulher deve criar o hábito de registrar a data que tem início as suas menstruações e quantos dias duram. Assim, é possível verificar se os ciclos mantêm sempre um mesmo intervalo sendo, então, considerado regular ou não. Se o intervalo dos ciclos for muito irregular, pode ser sinal de comprometimento da ovulação”, explica.  Segundo ele, o normal é que ocorra no período de 21 a 35 dias, contando o primeiro dia de um ciclo ao primeiro dia do outro. Quando não há padrão, o ciclo é tido como irregular.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

Vacina pode ajudar a imunizar as pessoas contra o zika vírus (Foto: Divulgação)

Saúde

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP está recrutando voluntários para testar vacina contra o vírus da zika, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos.

O estudo terá duração de dois anos. Os voluntários não receberão pagamentos, só reembolso para alimentação e transporte nos dias de consulta. Para participar é preciso ter entre 15 e 35 anos, não ter tido zika, ser saudável e residente em área endêmica ou potencialmente endêmica. As mulheres não podem engravidar no período. Inscrições pelo Tel. 2661-7214

Dieta rica em proteínas pode causar osteoporose

Pesquisa da USP de Ribeirão Preto identificou que mulheres em período de menopausa, diferente das mulheres mais jovens, têm sofrido perda óssea com dietas que focam em proteína.

A pesquisa, feita com ratas, tem aplicabilidade humana. Mesmo com a associação de exercícios nos animais que tiveram ovários removidos e cessaram a produção de hormônio, ficou demonstrado que a combinação da dieta hiperproteica e exercícios não minimizaram os efeitos da osteoporose.  “No máximo, o exercício físico impacta na força”, explicou Roberta Carminati Shimano, doutora pela USP.    

Higiene bucal exige cuidados especiais

A atividade da boca está conectada ao funcionamento de diversos órgãos do corpo humano. Segundo a dentista Isabella Mendes, existem quatro dicas que certamente facilitarão a vida de quem busca uma plena saúde bucal e evitar problemas no futuro. A primeira é limpar o espaço entre os dentes com produtos específicos. Outra é escovar os dentes três vezes por dia. “O ideal é escovar os dentes durante dois minutos, três vezes por dia, com uma escova macia e de cabeça arredondada, capaz de remover a placa e não machucar os dentes e gengivas.” Manter a limpeza da língua e ingerir alimentos com fibras também contribuem.

Jovem precisam ser alertados e educados em relação à gestação (Foto: Reprodução/Facebook)

Opinião

Um Relatório da Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial divulgou que, no Brasil, as mulheres ficam gestantes cada vez mais cedo. Em cada grupo de mil meninas com idade entre 15 e 19 anos, 68 engravidam. O Brasil ocupa o quarto lugar no número de adolescentes grávidas da América do Sul.

A gravidez na adolescência é uma realidade e um assunto delicado. É comum que a gravidez não seja planejada, o que traz consequências psicológicas e físicas para a jovem. O corpo vai mudar. Os hormônios irão interferir na gestação, como alteração do sono, náusea e humor e também sentimentos como estresse, ansiedade e insegurança podem surgir.

Com tantos métodos contraceptivos, porque será que as adolescentes engravidam cada vez mais cedo? Os especialistas acreditam que a falta de informação e o acesso a uma educação sexual, em casa e na escola, têm relação com as gestações. Há também uma liberação sexual acompanhada da falta de limites. Os adolescentes tendem a agir por impulso e não pensam nas consequências.

Uma vez grávida, o que fazer? Primeiro, é importante o apoio da família. Do pai do futuro bebê e dos pais da adolescente grávida. A jovem não pode ter medo de contar para eles. Se isto for muito difícil, encontre uma terceira pessoa. Uma tia, uma irmã mais velha, ou seja, alguém de confiança da adolescente. A notícia é impactante, sim, mas a realidade está aí para ser encarada.

O amparo familiar e a orientação médica vão fazer toda a diferença para dar estrutura a essa jovem e seu filho. Se ela tiver com quem conversar, tirar dúvidas e perceber que não esta sozinha, até um aborto induzido pode ser evitado. O mesmo relatório destaca que é alto o número de mortes entre meninas de 15 a 24 anos por aborto ou durante o parto.

A jovem precisa ter consciência da importância do pré-natal para o desenvolvimento do bebê e zelar pela própria saúde. Uma alimentação saudável é necessária. Vamos alertar os nossos jovens. Falar com eles hoje sobre a sexualidade é educar. É ajudá-los para que tenham um futuro com mais oportunidades. Depende de todos nós!

*Sandra Tadeu é vereadora pelo DEM/SP

Bailarina afirma que está ansiosa para retornar ao trabalho (Foto: Neto Soares / MF Press Global)

Fora dos Trilhos

A bailarina Ivi Pizzott, do "Domingão do Faustão", fez seu primeiro ensaio fotográfico após o nascimento de sua filha Kali, fruto do relacionamento com o ator Luís Navarro, que, recentemente, participou da novela "Pega Pega", na Globo.

Exibindo uma ótima forma, mesmo dando à luz há apenas um mês, Ivi recusou o uso de Photoshop para melhorar a aparência. "Foi o meu primeiro ensaio depois da gravidez, um mês pós-parto, e não quis usar Photoshop e nenhuma edição", destacou. 

"Quero mostrar como estou, de verdade, sem mascarar nada. Mostrar a maternidade real", exaltou a bailarina.

Ivi declarou que agora pode dar uma atenção maior ao seu corpo. Porém, a prioridade é a bebê. Ela ainda admitiu que está ansiosa para voltar ao palco do programa dominical na Globo. 

"Agora já posso cuidar do corpo pois saí do resguardo, mas as prioridades mudam. Vou cuidar dela sempre em primeiro lugar. Não vou negar que estou ansiosa para voltar ao trabalho, mas agora penso mais em ter saúde do que ter corpão. Até porque ainda não posso fazer dietas pois estou amamentando", finalizou a bailarina que está de licença do "Domingão do Faustão".

VEJA NOSSA EDIÇÃO DO DIA

O plantel da Seleção daquele ano contava com: Martim Silveira, Pedrosa, Aramandinho, Tinoco, Luiz Luz, Canalli, Sylvio Hoffman, Waldemar de Brito, Leonidas da Silva, Patesko, Luizinho (Foto: Reprodução CBF)

Copa 2018

O "Gran Parque Central", estádio do Nacional Club (Uruguai), foi palco do primeiro jogo da Seleção Brasileira em Copas do Mundo (Foto: Reprodução/ Site Nacional Club)

Copa 2018

Técnico superou Picerni e Telê Santana nos anos 80 (Foto: Reprodução/Twitter Fifa)

Copa 2018

Bruna caiu em pegadinha de editora (Foto: Reprodução/Instagram)

Copa 2018
Ainda não possui um cadastro? Registre-se

ou

Articulistas

Colunistas

É necessário garantir a acessibilidade e banir o preconceito (Foto: Jaelson Lucas/SMCS/Fotos Públicas)

Opinião

PF apreendeu R$ 200 mil na casa do senador Ciro Nogueira nesta terça-feira, 24 (Foto: Reprodução/Facebook Ciro Nogueira)

Opinião

Carf é composto por representantes da Fazenda Nacional (Foto: Reprodução/Facebook)

Opinião

Além de Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski vão se pronunciar sobre assunto (Foto: Reprodução/ Flickr)

Opinião