21.2 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Egeral

VEJA NOSSA EDIÇÃO VIRTUAL



 

  • Create an account

  • Forgot your username?

  • Forgot your password?

or

or





Economia


Grid
List

 

Geral


O ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Ricardo Galvão, exonerado no início do mês após uma série de ataques do governo federal à instituição e aos dados de desmatamento produzidos por ela, rebateu nesta sexta-feira, 16, as supostas vantagens do novo sistema de monitoramento que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse pretender comprar.
A intenção foi anunciada por Salles no último sábado, em debate com Galvão na GloboNews. E reportagem publicad …

 

Geral


Mesmo com a crise econômica, a quantidade de cirurgias plásticas com fins estéticos cresce no Brasil. Foi realizado no ano passado 1,7 milhão de operações no País, sendo 60% para fins estéticos, estima o censo bianual da Sociedade de Cirurgia Plástica (SBCP), principal entidade do setor. Comparando com dados do período anterior, de 2016, o número de cirurgias plásticas estéticas é 25,2% maior. O Brasil é um dos líderes nessas intervenções.
O levantamento reúne relatos obtid …

 

Geral

Defensores dos Direitos Humanos são culpados pela morte de inocentes, diz Witzel

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), afirmou nesta sexta-feira, 16, que os “pseudodefensores dos direitos humanos” são culpados pelas mortes de inocentes durante confrontos entre criminosos e a polícia. Ele defendeu a necessidade de matar pessoas que estiverem armados com fuzis.
“Quando eu digo que quem está de fuzil na mão deve ser abatido, levantam-se vários defensores dos direitos humanos. Quando eles matam inocentes, dizem que foi a polícia que matou. Mas, quando digo …

 

Geral

Mais quatro universidades portuguesas vão usar Enem para selecionar alunos

Quatro novas instituições de ensino superior de Portugal assinaram acordo para usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de selecionar estudantes para seus cursos de graduação. As Universidades de Coimbra e do Algarve, que foram as primeiras a firmar parceria para usar o exame, também renovaram os convênios com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).
Ao todo são 41 instituições portugu …

 

Geral

Motorista de aplicativo é preso suspeito de estuprar passageira

Um motorista de aplicativo foi preso nesta quinta-feira, 15, suspeito de estuprar uma passageira de 32 anos na região da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, no último sábado, 10.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo informou, em nota, que o suspeito foi reconhecido pela vítima. A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão temporária expedido pela Justiça.
O caso é investigado pela 9ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), e o motorista est� …

 

Geral

Raquel pede a STJ acesso a inquérito sobre falha na investigação do caso Marielle

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou ação cautelar ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para requisitar a íntegra do inquérito policial instaurado para apurar possíveis irregularidades na investigação dos assassinatos de Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes. As informações são disponibilizadas pela assessoria de comunicação do Ministério Público Federal (MPF) e a peça é sigilosa.
Com o pedido, Dodge quer assegurar o acesso a informações que …

 

Geral

MPF vai à Justiça contra decreto de Bolsonaro que extinguiu cargos na UFMS

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para anular decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro, que extinguiu 127 funções gratificadas, além de exonerar e dispensar servidores ocupantes de cargos em comissão e funções de confiança, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O MPF identificou que o valor economizado ao ano com as extinções é de aproximadamente R$ 418 mil. Este valor correspond …

 

Geral

Para despoluir Rio Pinheiros, Doria quer pagar empresas por resultado

Para cumprir a promessa de campanha de despoluir o Rio Pinheiros até o fim de 2022, o governador João Doria (PSDB) deve mudar o modelo de pagamento às empresas que ganharem licitações e remunerar o cumprimento de metas de limpeza da água. O projeto prevê o loteamento da bacia do rio em 14 áreas e investimento de ao menos R$ 1,5 bilhão só do orçamento da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp).
Segundo o governo, nesse modelo de contrato as empresas devem atingir a met …

 

Geral

Exército libera arma de calibre maior a civil

O Comando do Exército publicou, na quinta-feira, 15, portaria que disciplina o decreto das armas do presidente Jair Bolsonaro e define quais calibres passam a ser considerados de uso permitido no Brasil. A lista confirma que civis, agora, podem ter acesso a munições antes classificadas como de uso restrito (9 mm, .40 e .45, por exemplo), mas veta a liberação de fuzis.
A decisão foi comemorada pela maior fabricante de armas do País. “A Taurus terá a oportunidade de oferecer ao mercado b …

 

Geral

Chance para uma rara visita à história de SP

O portão da Casa Violetta volta e meia recebe algum visitante que não se contenta em conhecer um sobrado modernista apenas da rua. Os curiosos esporádicos até conseguiam eventualmente entrar, mas será neste fim de semana que o espaço se abrirá para visitas guiadas. Assim como ele, outros tantos imóveis históricos integram a programação de mais de mil atividades da Jornada do Patrimônio, da Prefeitura.
A programação reúne exposições, roteiros, visitas guiadas e cortejos em toda …

 

Geral

O que diz a legislação sobre radares móveis? Confira perguntas e respostas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou a recolher radares estáticos, móveis e portáteis nas estradas federais do País nesta quinta-feira, 15, com a circulação de um ofício do diretor-geral do órgão, Adriano Marcos Furtado. O recolhimento ocorre após a publicação, no Diário Oficial da União, de despacho do presidente Jair Bolsonaro determinando a suspensão do uso desses equipamentos por tempo indeterminado.
O presidente encarregou o Ministério da Infraestrutura de fazer e …

 

Geral

Portugal: empresa é acusada de taxas abusivas por visto

A única empresa conveniada ao governo de Portugal para emissão de vistos para brasileiros está sendo acusada por estudantes de cobrar valores abusivos e desrespeitar prazos de conclusão do processo. As reclamações, relatadas ontem em reportagem do jornal Folha de S. Paulo, também foram confirmadas ao jornal O Estado de S. Paulo por dezenas de alunos.
Eles contam que a empresa VFS Global cobra taxas de serviços que seriam opcionais sem avisar previamente sobre a cobrança. Com isso, mui …

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Índice

Índice