Prefeitura afirma que, em dias, o imóvel estará completamente pintado (Foto: Vinícius Bacelar)

Cidade

Há mais de um mês, o Metrô News tem relatado que a antiga bilheteria da Estação de Trem da Vila Matilde, desativada desde 2000, estava com um aspecto de abandono. Com pichações, acúmulo de lixo e rachaduras, o imóvel era alvo de reclamações de moradores da região.

No entanto, na última semana, a Prefeitura mandou pintar o local, embora ainda seja possível ver algumas pichações na parte superior do espaço.

 “A Prefeitura Regional Penha informa que o prédio da antiga Estação Vila Matilde recebeu pintura antipichação na última semana. A ação está programada para ser executada na parte superior nos próximos dias”, disse a administração municipal em nota.

Vale lembrar que, no início de maio, após ser questionado pelo Metrô News, o Executivo Paulistano afirmou que realizaria um mutirão no ambiente na primeira semana do mês passado. Porém, nada foi feito no prazo estipulado.

Quase um mês depois, o Metrô News procurou novamente a Prefeitura para falar sobre o imóvel. A administração municipal, então, disse à época que realizaria o mutirão na segunda fase do Programa Asfalto Novo no viaduto Dona Matilde. Mas, desta vez, evitou marcar uma data para o serviço. 

Imagens da antiga estação no mês passado e na última semana (Fotos: Vinícius Bacelar)

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

No início de maio, antiga bilheteria apresentava pichações e rachaduras. Situação continua a mesma hoje (Foto: Vinícius Bacelar)

Cidade

A antiga bilheteria da extinta Estação de Trem de Vila Matilde, inaugurada na década de 20 e desativada em 2000, continua com aspecto de abandono após quase um mês de o Executivo Paulistano afirmar ao Metrô News que realizaria um mutirão no espaço.

Segundo a Prefeitura, na primeira semana de maio, serviços seriam feitos no local com o objetivo de deixa-lo limpo, já que, atualmente, a extinta bilheteria está totalmente pichada e possui acúmulo de lixo.

Questionada novamente pelo Metrô News nesta semana, a administração municipal afirmou que o mutirão foi adiado, porém evitou estipular uma nova data. “O mutirão está previsto para acontecer durante a passagem da segunda fase do Programa Asfalto Novo no viaduto Dona Matilde. A Prefeitura Regional Penha realiza serviços de zeladoria diariamente no entorno do espaço, como varrição e coleta de lixo”, informou em nota.

Destino

Ainda sobre o aproveitamento do espaço, que foi cedido pela CPTM à Prefeitura por meio de um convênio, o Executivo Paulistano disse que espera sugestões de como utilizá-lo. De acordo com a administração, no último 16, houve uma reunião para debater esta pauta.

“A Prefeitura Regional Penha informa que continua em tratativas com associações de bairro ligadas a projetos sociais e culturais. No momento, a regional aguarda a apresentação de projetos para a utilização da antiga Estação Vila Matilde. No dia 16 de maio, representantes da Prefeitura Regional Penha, CPTM e Sociedade Amigos da Vila Matilde realizaram vistoria no local”, destacou. 

Local apresenta pichações e acúmulo de lixo (Foto: Reprodução/Facebook Eu Sou da Vila)

Cidade

Quem passa pelo Viaduto Dona Matilde, no bairro de Vila Matilde, na zona leste de São Paulo, depara-se com uma construção totalmente pichada e que possui acúmulo de lixo. Trata-se da antiga bilheteria da extinta Estação de Trem de Vila Matilde, inaugurada na década de 20 e desativada em 2000, com o início da operação do Expresso Leste – trecho da Linha 11 - Coral da CPTM que liga a Estação da Luz à de Guaianazes.

Responsável pelo espaço após fechar um convênio com a CPTM, a Prefeitura afirmou que tem planos para reutilizá-lo, sem dar detalhes de como faria isto.

“A Prefeitura Regional Penha informa que está em tratativas com associações de bairro ligadas a projetos sociais e/ou culturais para utilização do espaço. Os serviços de zeladoria no entorno são realizados. Inclusive, a regional já programou um mutirão de serviços nesta semana”, informou o Executivo Paulistano em nota enviada ao Metrô News. Até a tarde desta terça-feira, 1º, nenhum serviço havia sido realizado.

Imagem da antiga bilheteria em 2017 (Foto: Reprodução/Google Street View)

Histórico de abandono

Por um tempo, após a desativação, a fachada da bilheteria ostentava os seguintes dizeres: “Estação Vila Matilde – Galeria de Exposição”, dando a ideia de que, ali, havia algo que preservava a história do local.

Imagem de 2011 (Foto: Reprodução/Google Street View)

No entanto, o Metrô News conversou com alguns moradores e comerciantes da região. Eles disseram que o espaço, há anos, aparenta estar completamente abandonado. “Moro há 14 anos na Vila Matilde. Para não dizer que nunca vi algo na tal da galeria, uma vez expuseram umas fantasias de carnaval. De resto, só alguns moradores de ruas que dormem onde funcionava a bilheteria da estação”, disse a advogada Bruna Carolina Soares.

Administrador da fanpage “Eu sou da Vila”, que possui quase 9.500 curtidas no Facebook, Luiz Fernando Mantovam declarou que nunca viu movimentação no espaço. “Está abandonado. O pessoal invade lá. Seria bacana fazer um museu que contasse a história quase centenária da Vila Matilde [o bairro completou 95 anos em 2017]. Tivemos a Toco, uma casa de shows histórica da Capital, que poderia ser homenageada. Além, claro, de imagens e textos que relembrassem a história da própria estação”, completou Mantovam.

Pichações e rachaduras tomam conta do lugar atualmente (Foto: Vinícius Bacelar)

Ambiente também tem acúmulo de lixo (Foto: Vinícius Bacelar)

 Portões permanentemente fechados mostram que lugar não é visitado (Foto: Vinícius Bacelar)

 

VEJA NOSSA EDIÇÃO DO DIA

Astro da Dinamarca, Eriksen marcou um golaço, mas viu sua seleção ceder o empate (Foto: Reprodução/ Instagram Associação Dinamarquesa de Futebol landsholdet)

Copa 2018

Título alemão sacramentou hegemonia das seleções europeias (Foto: Wilton Junior/AE)

Copa 2018

Diego Costa fez seu terceiro gol em dois jogos na Copa (Foto: RFS RU/Fotos Públicas)

Copa 2018

Atacante marcou em seu 100º jogo com a camisa uruguaia (Foto: Reprodução/Instagram/aufoficial)

Copa 2018
Ainda não possui um cadastro? Registre-se

ou

Articulistas

Colunistas

Saúde sofre com o congelamento de investimentos (Foto: Tony Winston/Agência Brasília/Fotos Públicas)

Opinião

Tite afirmou que não quer ir para Brasília depois da Copa (Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Fotos Públicas)

Opinião

População idosa cresce a cada dia no Brasil (Foto: Arnaldo Felix / Prefeitura de Caruaru/Fotos Públicas)

Opinião

Presidente norte-americano foi questionado até pela primeira-dama dos EUA (Foto: G7 Organização/Fotos Públicas)

Opinião