Fila para atendimento chega a durar mais de uma hora (Foto: Raphael Pozzi)

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Retirar a primeira ou a segunda via do bilhete único, bloqueá-lo ou até recarregá-lo no posto da SPTrans localizado em Santana, na Rua Olavo Egídio, se tornou motivo de dor de cabeça nos últimos meses. As filas são gigantescas e o tempo de espera ultrapassa, facilmente, uma hora.

Além do aguardo, vários munícipes chegam até o balcão e não podem realizar procedimentos. O comerciante Antônio Augusto reclamou. “Esperei mais de uma hora e, quando cheguei lá, me disseram que tenho que desembolsar R$ 24 para passar meus créditos”, disse. “Perdi viagem”, resumiu Ana Beatriz, que não sabia que é necessário fazer cadastro no site da SPTrans antes de emitir o Bilhete Único.

A reportagem demorou uma hora e 20 minutos na fila para que o serviço de emissão fosse realizado. A SPTrans solicitou à empresa responsável pelo atendimento no posto de Santana que adote medidas para agilizar o atendimento com maior número de funcionários para melhorar o serviço aos usuários e reduzir o tempo de espera.

Desde 7 de junho, o bilhete único municipal só pode ser emitido com foto e nome impressos. O cartão anônimo não é mais comercializado. O usuário deve se cadastrar no site bilheteunico.sptrans.com.br. Só então o atendimento pode ser feito em uma das 34 unidades que fazem o serviço na Capital.

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Motorista chegou a ficar preso nas ferragens. Não se sabe o motivo do acidente (Foto: Reprodução/Twitter)

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Um acidente frontal entre dois ônibus na Rua da Passagem Funda, em Guaianases, na zona leste de São Paulo, deixou pelo menos 23 feridos - sendo 15 levados aos hospitais de Guaianases, Cidade Tiradentes, Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo. Não há informação sobre mortes ou pessoas com ferimentos graves.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista de um dos veículos chegou a ficar preso nas ferragens, porém já foi retirado. A corporação usou nove viaturas para atender a ocorrência. A via ficou interditada nos dois sentidos pela manhã.

A frente do carro ficou completamente destruída (Foto: Reprodução/Facebook)

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Um motorista morreu após colidir o carro na traseira de um ônibus articulado na zona sul de São Paulo na manhã desta quinta-feira, dia 1º. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 5h30 na Rua José de Barros Magaldi, altura do número 2.000, no Jardim São Luis.

A frente do veículo ficou completamente destruída. A vítima, que ainda não teve o nome divulgado, foi retirada das ferragens com parada cardiorrespiratória. Os bombeiros realizaram procedimento de massagem cardíaca por alguns minutos, mas o motorista não resistiu e morreu no local.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Rua José Barros Magaldi, sentido centro, esta totalmente interditada por volta das 7h. O desvio era feito pela Rua Teodósio de Matos, uma bifurcação com a rua do acidente, e o trânsito fluía normalmente no horário acima.

Ciclista

Um carro e um bicicleta colidiram no Viaduto Miguel Mofarrej, sentido centro, sobre a Avenida Doutor Gastão Vidigal, na zona oeste da capital paulista. Segundo os bombeiros, o ciclista estava consciente, teve ferimentos e foi atendido no local.

Uma pessoa sofreu queimaduras e foi encaminhada para o hospital (Foto: Reprodução/Facebook)

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Um ônibus foi incendiado na Rodovia Raposo Tavares, na zona oeste de São Paulo, na noite desta terça-feira, 27. O caso ocorreu na altura do Km 14, próximo ao Shopping Raposo, sentido São Paulo, informou o Corpo de Bombeiros.

A corporação registrou a ocorrência por volta das 20h20 e enviou três viaturas ao local. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos entraram no coletivo e roubaram os passageiros. O motorista foi obrigado a deixar o veículo atravessado na via de modo a bloquear o fluxo na via.

Em seguida, os passageiros tiveram de descer do ônibus, que foi incendiado e ficou totalmente destruído. A PM informou que uma pessoa foi encaminhada ao pronto-socorro Bandeirantes com queimaduras.

Ainda não há informações sobre o motivo do incêndio nem sobre o estado de saúde do ferido, que não se sabe se era passageiro ou um dos criminosos.

O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), que administra o trecho, informou que a via, sentido São Paulo, estava totalmente interditada por volta das 20h45. A via foi liberada às 6h07 desta quarta-feira, 28.

Prejuízo atrapalha melhoria dos transportes e queda no valor da tarifa (Lucas Dantas)

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O número de bilhetes únicos cancelados por fraudes e irregularidades no ano passado é quatro vezes maior que de 2016. Em 2017, 374 mil cartões foram inutilizados por conta de suspeitas de condutas ilegais. No ano retrasado foram apenas 90 mil.

De acordo com os dados da SPTrans, a maior causa dos cancelamentos ocorre por conta de recargas falsas. Dos 374 mil cancelamentos, 254 mil ocorreram por conta deste tipo de crime. Os outros 120 mil são referentes à gratuidade utilizada por estudantes, idosos e deficientes. Segundo a SPTrans, não existe a mesma informação associada aos bilhetes de 2016. Também não foi informada a perda de arrecadação com estas ilegalidades.

De acordo com o especialista em gestão pública e professor da Universidade Mackenzie, Cecílio Pires, esta atitude prejudica o próprio usuário, uma vez que o dinheiro desviado ou perdido teria de retornar para melhorias no próprio sistema de transporte. “Eu diria que a fraude está generalizada no nosso País. Claro que tem que ter a fiscalização preventiva, mas paralelamente tem que ter uma conscientização do brasileiro. Mudança de cultura”, disse.
Segundo a SPTrans, o custo do sistema de transporte em 2017 foi de R$ 7,7 bilhões, dos quais R$ 2,9 bilhões foram usados para compensações tarifárias das gratuidades. A demanda por dia útil é de 9,6 milhões de passageiros. Destes, um quarto utiliza benefícios de isenção (10% idosos, 3% pessoas com deficiência e 12% escolar).

Punição e conscientização

Segundo Cecílio Pires, para que as fraudes e irregularidades deixem de prejudicar o sistema de transporte e seus usuários é necessário mais fiscalização. “A questão é que isso é um crime. Ele tem de ser apurado administrativamente. Eventuais sanções devem ser aplicadas, mas o Ministério Público precisa ser informado.”

Questionada sobre as ações feitas para coibir este tipo de fraude, a SPTrans informou que trabalha, ao lado da Secretaria de Mobilidade e Transporte e da polícia, para atuar na prisão de fraudadores e desenvolvendo novas formas de identificar fraudes, aumentando a capacidade de detecção desses casos. Em nota, a empresa ressaltou ainda que “faz campanhas de conscientização para que os usuários não comprem passagens mais baratas, evitando, ainda, perdas financeiras potenciais ao terem seus bilhetes bloqueados”.

Será a 5ª edição da "Sexta Sem Carro" em São Paulo (Foto: Lucas Dantas)

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A 5ª edição da “Sexta sem Carro” acontece nesta sexta-feira, 23, das 6h às 18h, quando serão fechadas algumas vias do Centro Histórico de São Paulo para a circulação de veículos. A ação começou em outubro e é realizada em toda última sexta-feira de cada mês para, segundo a Prefeitura, promover o uso de transporte público e bicicletas, além de incentivar soluções como a prática da carona entre amigos e vizinhos e as pequenas viagens a pé.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não informou quais foram os resultados obtidos. Funcionários da empresa vão acompanhar o evento durante o dia, realizando monitoramento nos desvios e os principais cruzamentos afetados, orientando os motoristas sobre a restrição na circulação.

Desvios

Sentido da Praça da Sé/Praça Ramos de Azevedo: Rua Senador Feijó, Rua Cristóvão Colombo, Rua Riachuelo, Túnel Papa João Paulo II, Avenida Prestes Maia, Avenida Senador Queirós, Avenida Ipiranga, Avenida São Luís, Rua Coronel Xavier de Toledo e Praça Ramos de Azevedo.

Sentido da Praça Ramos de Azevedo/Praça da Sé: Rua Conselheiro Crispiniano, Avenida São João, Avenida Ipiranga, Avenida São Luís, Viaduto Nove de Julho, Viaduto Jacareí, Rua Maria Paula, Viaduto Dona Paulina, Praça Dr. João Mendes, Rua Anita Garibaldi, Rua Roberto Simonsen, Rua Venceslau Brás e Praça da Sé.

Greve começou e acabou na manhã desta segunda-feira (Foto: Reprodução/ Twitter)

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Cerca de 100 mil pessoas que utilizam o Corredor ABD, no horário de pico da manhã, e mais 90 mil passageiros de linhas intermunicipais que operam em Guarulhos tiveram seu percurso de ida ao trabalho prejudicado nas primeiras horas desta segunda-feira (19). As informações são da EMTU, empresa reponsável pela administração dos ônibus.  

Isto porque houve uma paralisação comandada por sindicatos de motoristas de ônibus locais. Segundo a EMTU, a ação não tem nenhuma relação com questões salariais.

De acordo com os grevistas, a iniciativa foi um protesto contra a Reforma da Previdência, que saiu da pauta da Câmara dos Deputados por causa da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.

 Em Guarulhos, os ônibus de 85 linhas não puderam sair das garagens e a situação só começou a se normalizar a partir das 6h30. No Corredor ABD, o bloqueio do Terminal Santo André, por parte dos sindicalistas, paralisou os trólebus na entrada do terminal até às 9h15 e ainda provoca atrasos na operação de todo o Corredor. Só os ônibus a diesel puderam operar. No total, oito linhas foram afetadas com o bloqueio.

No ABC, os veículos trafegaram por caminhos alternativos, próximo ao Terminal, na tentativa de transportar os usuários ao longo do Corredor ABD. Em nota, a EMTU considerou a atitude "lamentável".

Bancos

Os bancários também aderiram à paralisação. Segundo o sindicato, 885 dos bancários votaram pela participação na greve em assembleias realizadas nos dias 8, 9, 14 e 15 deste mês nas agências e centros administrativos dos bancos nas sete regionais do sindicato em São Paulo e Osasco.

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