notíciasDestaque Opinião

Ponto de Vista – Que a crise vivida seja nossa salvação

19/05/2017 9:30 AM / Alfredo Henrique / Atualizado em 19/05/2017 9:30 am

Um terremoto atingiu a política brasileira na noite de quarta-feira. Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, os irmãos Joesley e Wesley Batista, da JBS, gravaram uma conversa em que o presidente Michel Temer dá aval, supostamente, para que o silêncio do deputado Eduardo Cunha seja comprado.

Além do peemedebista, o tucano de alta plumagem Aécio Neves também teria sido gravado pedindo R$ 2 milhões à JBS para custear sua defesa na Operação Lava Jato.

Assim que ambas as denúncias se tornaram públicas, a internet pipocou de opiniões e, para variar, ataques. O grande tema do momento é este, e perderá este status apenas quando algo de efetivo ocorrer.

Vivemos um momento de crise dentro da crise, pois o futuro do Brasil – que já era incerto – é uma grande incógnita. Por ora meu niilismo me impede de encarar com esperança.

Porém, como tudo na vida tem ao menos dois lados, a situação ruim para nossos “representantes” resulta do trabalho da Polícia Federal, que, aparentemente, realiza com liberdade suas operações, resultantes de investigações.

O moral em alta da instituição com a população precisa ser explorado pelos agentes. Mais alvos precisam ser desmascarados, para que os políticos “farinha do mesmo saco” não tenham mais esperanças de se manter na vida pública.

As articulações para que os atuais políticos se mantenham no poder estão cada vez mais explícitas, tamanha a cara de pau deles em confiar que não serão pegos.

Isso me fez lembrar de um julgamento que cobri há uns anos. Três jovens foram acusados de matar a namorada de um deles. Porém, tempos depois, apareceu um maníaco que começou a “assumir” diversos assassinatos, entre eles o da jovem.

O criminoso, por fim, foi inocentado deste caso em questão e o trio condenado a partir de provas circunstanciais – ou seja, a partir de elementos de investigação.

O caso de Aécio e Temer é diferente, já que há em tese, provas materiais contra ambos. Que esta crise seja nossa salvação.

Alfredo Henrique

Repórter do Metrô News

alfredohsgomes@gmail.com