notíciasDestaque Opinião

Ponto de Vista – O outubro é Rosa e a saúde é nossa

09/10/2017 9:36 AM / Sandra Tadeu / Atualizado em 09/10/2017 9:36 am

Quem mora ou passa por São Paulo, à noite, deve ter notado uma cidade rosa. A Câmara Municipal, o Viaduto do Chá, a Ponte Estaiada, a Prefeitura, são alguns pontos iluminados por conta do Outubro Rosa. O Brasil participa desse movimento desde 2010 com o objetivo principal de chamar a atenção para o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce da doença.

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e é a maior causa de morte pela doença entre as mulheres. No último ano foram diagnosticados no País quase 58 mil casos de câncer de mama. Entre 5% a 10% dos casos têm caráter genético. A doença também afeta aos homens, mas raramente. O diagnóstico tardio contribui muito para as altas taxas de mortalidade. Quanto mais cedo for detectado, a cura pode estar mais próxima. Pesquisas revelam que a chance de recuperação nestes casos é de 95%. Nós, mulheres precisamos estar atentas e prevenidas.

Não podemos deixar de lado o autoexame, que deve ser feito pelo toque dos dedos durante o banho ou em uma troca de roupa do dia. Você deve ficar atenta a algumas mudanças no corpo, tais como nódulo nas mamas, secreção com ou sem sangue saindo pelo mamilo, alterações na forma das mamas e dores.

Agora vou além do Outubro Rosa. Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) nos mostram que, por ano, cerca de 8,5 milhões de mulheres morrem em decorrência de infartos ou acidente vascular encefálico. O estresse, sedentarismo, tabagismo e a má alimentação contribuem para isso, além do fato de que as artérias femininas são mais finas e, por isso, mais propensas a entupimentos que as dos homens. Ainda segundo os dados, as mortes de mulheres por cardiopatias são superiores às mortes por câncer de mama e de útero. Então, vale a pena a atenção não somente à prevenção do câncer de mama, mas às consultas ginecológicas de rotina e ao checape regular, ações que podem prevenir muitas outras doenças. Cuide-se! Ninguém fará isso por você tão bem quanto você mesma!

Sandra Tadeu

Vereadora (DEM)

E-mail: sandratadeu@camara.sp.gov.br

Facebook: vereadorasandratadeu

Instagram: @vereadorasandratadeu

Site: www.sandratadeu.com.br