notíciasDestaque Opinião

Conexão Mulher

05/10/2017 10:47 AM / Dr. Antonio Pedro Auge / Atualizado em 05/10/2017 10:51 am

Estou grávida, devidamente confirmado, mas, estranhamente, menstruei este mês, na data que normalmente acontece? Isso é normal?

Airone Medina, 23 anos, esteticista

Você possivelmente está no início da gestação. Nas primeiras semanas podem ocorrer sangramentos relacionados com áreas de descolamento da placenta, que ainda está em formação, o que possibilita que esses eventos sejam resolvidos espontaneamente. Importante é manter repouso relativo e evitar atividade sexual, assim como podem ser administrados comprimidos de progesterona. Cuidados são importantes com a dieta adequada e a ingestão de líquidos. Converse com o seu obstetra e faça os exames que ele recomendar, porque fazem parte da rotina no pré-natal. Os exames esclarecerão a sua dúvida e as orientações mediarão o problema. Serão 40 semanas de muita atenção, mas de felicidade extrema no final.

 

Gostaria de saber se o adesivo contraceptivo é realmente seguro e eficaz e para que situações seria mais bem indicado?

Cinthia Sensini, 32 anos, analista de pesquisa

Sim, é realmente seguro desde que adequadamente utilizado.  É composto pelos mesmos componentes das pílulas anticoncepcionais, com a diferença de que, neste caso, a absorção é transdérmica, portanto não provoca os inconvenientes de enjoos e náuseas que algumas mulheres manifestam. O uso é semanal durante três semanas e você fica uma semana sem usá-lo, para que ocorra o período menstrual. Depois, retoma. É uma boa alternativa para as mulheres sensíveis às pílulas e ao esquecimento. Uma vez que a ação é local, causa menos queixas. Você deve colocá-lo em local não aparente e nunca sobre as mamas. As limitações ao uso seguem as mesmas regras do uso de pílulas.

Dr. Antonio Pedro Auge é tocoginecologista e professor adjunto da Santa Casa de São Paulo

E-mail: pedroauge@metronews.com.br

Não fique em dúvida! Mande sua pergunta para essa coluna.