notíciasDestaque Opinião

Ponto de Vista – Identidade resgata memórias de SP

28/03/2016 10:48 AM / Everton Calício / Atualizado em 28/03/2016 10:48 am

A cada ano São Paulo ganha novas e interessantes ações que visam a preservação da História da cidade ou mesmo o reforço da identidade de ser paulistano. Afinal, vivemos e moramos nessa metrópole e muitos dos moradores que aqui vivem têm verdadeira paixão por São Paulo.

É o caso do designer e fotógrafo Pedro Campo e da jornalista Stella Curzio, apaixonados por São Paulo e que criaram em 2013 o projeto Identidade SP. O projeto que mistura design, jornalismo e o resgate da História da cidade por meio de criação de logotipos para seus bairros.

Criado no bairro do Butantã, Pedro sempre se indagou sobre o significado do nome de seu bairro, e a partir daí começou a pesquisar outros bairros e a perceber que todo aquele material poderia se tornar um grande potencial para criação de marcas, já que criar logotipos sempre foi uma de suas atividades preferidas da sua vida.

A partir de 2009, surgiu a ideia do projeto que, no entanto, foi deixado de lado em um primeiro momento e retomado em 2013 após uma crise criativa.  A ideia da dupla é que cada bairro da cidade tenha sua identidade criada, e para isso não falta motivação.

Pedro e Stella visitam frequentemente os bairros da cidade em busca de contos locais, sempre conversando com muitos moradores para descobrir as histórias mais antigas guardadas pelos moradores mais velhos das regiões.

Depois, eles estudam cuidadosamente quais são os principais pontos históricos de cada região, fatos relevantes que modificaram a característica de cada bairro e a partir daí começam a rabiscar os elementos que consideram mais para criar a identidade do bairro.

Com o projeto vieram a ideia do site (www.identidadesp.com.br) uma webserie no Youtube e também um boletim apresentado semanalmente na Rádio Bandeirantes. Acesse o site e conheça esta interessante iniciativa.