21.2 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

61% das indústrias foram vítimas de crimes





Cidade

Seis de cada dez empresas industriais do Estado de São Paulo já sofreram roubo, furto ou desvio de produtos, equipamentos ou dinheiro. O dado alarmante foi revelado em pesquisa realizada pelo Departamento de Segurança (Deseg), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O índice é referente a 2016 e é um pouco maior do que o registrado em 2015, quando 59,8% haviam sido vítimas de crimes. Nesta última pesquisa, o percentual pulou para 61,4%. De acordo com o coordenador do Deseg, Luciano Coelho, a criminalidade pode ter efeitos muito além da perda direta. “Fica claro que muitos deixam de investir, de empreender, para gastar com seguros, câmeras e segurança privada, por exemplo”, disse. Neste quesito, ainda segundo a Fiesp, 36% dos industriais de São Paulo tiveram ações empreendedoras desestimuladas ou atrapalhadas devido a crimes contra a própria empresa. Ou seja, mais de um terço do empresariado já foi afetado em razão da violência. “O mercado ilícito já se estabeleceu no Brasil. Nós temos que combater de maneira inteligente, sem ações imediatistas, que não deram certo até hoje”, comentou Coelho. As principais consequências para a indústria foram aumento do preço final do produto, em razão da elevação dos gastos com segurança privada, perda de competitividade, crescimento do mercado ilícito, perda de empregos incentivo ao crescimento da violência criminal.

Prejuízo – Indústrias sofrem com custo alto de encargos, insfraestrutura ruim de mobilidade oferecida pelas cidades e, também, com furtos, roubos e desvios de criminosos (Foto: Arquivo MN)

Medidas de segurança são padrão As medidas de proteção mais citadas pelas empresas foram circuito fechado de TV, controle de acesso, cerca eletrônica, entre outros, citados por 77,9% dos entrevistados. Seguro, por 74,6%. Métodos de segurança privada terceirizada, como escolta, por 40,6%, e procedimentos de segurança padronizados, por 30,7%. Só 3% consideram a PM muito eficiente Outro dado importante diz respeito à atuação da Polícia Militar: apenas 2,9% dos industriais a consideram muito eficiente. Menos de um quarto, 23,2%, avaliaram como eficiente e 41,1% como nada eficiente. Segundo os respondentes, apenas um a cada dez crimes registrados chegaram à fase processual, ou seja, em que houve prisão em flagrante ou instauração de inquérito que resultou na identificação do criminoso. “Temos que levar em conta que a PM também atua de maneira contingenciada, sem investimentos”, disse Coelho.

Deixe seu comentário




BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS


VEJA NOSSA EDIÇÃO DO DIA

Copa 2018

 







Bruna caiu em pegadinha de editora (Foto: Reprodução/Instagram)


Copa 2018

 







Craque está se recuperando de lesão para jogar a Copa do Mundo (Foto: Pedro Martins/ MoWa Press)


Copa 2018

 







Depois de ser campeão inglês, argentino corre contra o tempo para poder jogar a Copa em alto nível (Foto: Reprodução/Facebook)


Copa 2018

 







Seleção brasileira estreia na Arena Rostov, contra a Suíça (Foto: Reprodução/ Facebook)


Copa 2018



  • Esqueceu seu usuário?

  • Esqueceu sua senha?

Ainda não possui um cadastro?
Registre-se

ou




Articulistas

  • Sample avatar

    Cristiano Medina Rocha

    Articulista

  • Sample avatar

    Célia Leão

    Articulista

  • Sample avatar

    Edmilson Souza

    Articulista

  • Sample avatar

    Jorge Tadeu Mudalen

    Articulista

  • Sample avatar

    Leandro Cano

    Articulista

  • Sample avatar

    Rodrigo Merli Antunes

    Articulista

  • Sample avatar

    Sandra Tadeu

    Articulista

Colunistas

  • Sample avatar

    Mauricio Nunes

    Colunista

  • Sample avatar

    Tony Auad

    Colunista

 







Decisões dos ministros do STF são fundamentais para a democracia brasileira (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)


Opinião


 







Ex-ministro do STF tem motivos para se animar (Foto: Reprodução/Facebook)


Opinião

 







Escritora deixa um vasto legado à cultura brasileira (Foto: Reprodução/Facebook)


Opinião

 







Com mandato cassado em 2012, Demóstenes pode se candidatar novamente neste ano. Punição era até 2027 (Foto: Reprodução/Facebook)


Opinião

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Índice

Índice